Cavaquinhos HLR
O Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento de pequenas dimensões, com quatro cordas de aço, que tanto pode ser usado como instrumento rítmico e harmónico, próprio para acompanhar viras, chulas, malhões, canas verdes,  verdegares, etc., como melódico quando tocado com palheta ou unha.
O cavaquinho é um instrumento tipicamente minhoto, tendo surgido há vários séculos em terras de entre Douro e Minho, cuja difusão se viria a confinar às populações do Porto, Braga e Viana do Castelo.
Os minhotos que emigraram para as ilhas dos Açores, Madeira e Cabo Verde levaram  consigo o cavaquinho e aí o difundiram. Por volta do ano de 1870 houve uma vaga de emigrações daqueles ilhéus para as Américas (de 1878 até 1880, desembarcaram nas ilhas de Sandwich cerca de 12.000 portugueses, na sua maioria para as plantações do açúcar), tendo sido naquelas paragens que o cavaquinho obteve a sua maior difusão. No Havai foi apelidado de UKULELE, que em tradução literal significa UKU insecto e LELE saltar, (pulga saltitante), devido aos sons repenicados das suas cordas, sendo uma espécie de afirmação social para quem o dedilhasse.

Conjunto de Cavaquinhos Henrique Lima Ribeiro © 2011
Desenvolvido por Ideia CRIATIVA